Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.7/5 (362 votos)




ONLINE
1









ÁGUA, VIDA OU MORTE? & MISSÃO DE SERVIR

ÁGUA, VIDA OU MORTE? & MISSÃO DE SERVIR

INTRODUÇÃO PESSOAL:


 

Os tesxtos a seguir ilustram  em si mesmos, a importãncia de cada ASSUNTO, para a sua compreenção. sabemos que  a água tem um significado singelo de purificação.  è fundamental para a nossa sobrevivencia. Sem água não  há vida. Sem ela,   MORTE. Podemos ficar alguns dias sem comer, mais sem água é fatalmente trará muitos problemas ou mesmos a morte, pois nosso corpo assim como as palntas  e viventes, precisam de água.  O nosso rio Tieté, por sua vez, tem água, mais não podemos beber dela, tém vida, mais pouco precária, devido a sujidade e impureza e poluição.

 

 O MAR MORTO, o nome já  diz tudo. Mais  mesmo as águas sendo muito salgada,  e por causa dos outros rios se desemborcarem  nele, ele tem vida. Significa dizer que  mesmos em estado de Mortadade, pode se  ser restaurado. As aguas do poder de DEUS, em nossas vidas, podemos sim, sermos  purificados, antes mortos espiritualmente, agora vivos  por cauda da fonte que é JESUS.

 

Vemos aqui nas ágaus de Jericó- Que  a Cidade era boa, situada em local, muito favorável a prosperidade, seu povo era acolhedor, mais as águas não eram boas, era estéril, sem vida, amargas, sem sabor, impura para o consumo. Mais quando o profeta Eliseus, colocou ali SAL, as águas veio a ser  fértil, dando vida a aquela cidade. Assim, é nossa vida espiritual ou mesmo material, sem vida , sem sabor, estéril´. Mais quando o SAL, que é a palavra de Deus, ela é capaz de nos purificar, assim, nossa vida dá muitos frutos, este saborosos.

 

A Nossa vida é movida por atitudes, tudo em nossa vida exige  uma ação, uma escolha. Ou atravessamos os obstáculos ou ficamos na beira e evndo os outros passar. As águas da vida, as vezes nos apresenta  medo, temor, será que posso nadar para o outro       lado?. Quando colocamos nas mãos de Deus, ele nos coloca em barcos e dentro dele está o capitão que é JESUS, ele vai  nos levar a outra margem do mar, das águas da vida.

 

Devemos ter o cuidado do julgamento. As vezes devido a doutrinas, imposição, somos impedido de obtermos as vitórias.  E por medo, não sairmos de onde estamos e buscar a nossa vitória. Aquela mulher por medo,  foi naquele dia e horário diferente do normal, para pegar água no poço. Mais ela não sabia que alí estava o dono da água e queria ser servido com água. Mais ela não imaginava que  o dono do poço era JESUS. Ele queria dar uma água  muito mais pura, mais rica em vida, a a´gua da vida que     ao beber dela, a mulher, jamais iria ter sede. Assim como ela, nós também precisamos sermos  saciados pelo água da vida que é JESUS. Que  nós venhamos atravéz destes  ASSUNTOS, abaixos, venham ser de alentos, de expiração, para prosseguir na caminhada para o reino de Deus. cada dia, venhamos nos purificar da excencia que é a palavra de Deus. Abraços e Paz e Graça a Todos.

Att, Presbítero,Raimundo.

 


 

 RIO TIETÉ-  E SUAS ÁGUA.


 

Histórico do Rio Tietê

O rio Tietê nasce a uma altitude de 1.030 metros da Serra do Mar, no município paulista de Salesópolis, a 22 km do oceano Atlântico e a 96 km da Capital. Ao contrário de outros rios, ele subverte a natureza: como não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral, em vez de buscar o mar - como a maior parte dos rios que corre para o mar – o Tietê atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e segue para o interior do Estado, desaguando posteriormente no rio Paraná, num percurso de quase 1.100 km. 


A nascente do Tietê, apesar de encontrada num passado recente, possui importância histórica e econômica diretamente relacionada às conquistas territoriais, realizadas pelos Bandeirantes que desbravavam os sertões, fundando povoados e cidades ao longo de suas margens. 

O rio Tietê percorre 1.100 quilômetros, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Banha 62 municípios ribeirinhos e sua bacia compreende seis sub-bacias hidrográficas: Alto Tietê, onde está inserida a Região Metropolitana de São Paulo; Piracicaba; Sorocaba/Médio Tietê; Tietê/Jacaré; Tietê/Batalha e Baixo Tietê. 

O lançamento de esgotos industriais inicia-se a 45 km da nascente na cidade de Mogi das Cruzes. Na zona metropolitana o rio encontra o mais complexo urbano-industrial do país, e conhece um de seus trechos mais poluídos, a foz do Tamanduateí.

MAR MORTO

pesar do nome, o mar morto é, na verdade, um lago de água salgada. Situado no Oriente Médio, na região entre as colinas da Judéia e os planaltos da Transjordânia. É alimentado pelo Rio Jordão e banha Israel e a Jordânia, possuindo comprimento máximo de 80 quilômetros e largura máxima de 18 quilômetros.

 

História do mar morto

Não existem tantos registros (além dos bíblicos) referentes à história  do mar morto, mas ele tem várias aparições na Bíblia, onde acontecimentos ocorrem em suas margens. Existe até uma profecia que diz que o mar morto vai “ser curado e feito fresco”, tornando-se capaz de suportar a vida marinha.

Uma das muitas seitas de judeus que instalaram-se ao redor do mar morto foi a dos essênios de Qumran, responsáveis por deixar uma extensa biblioteca que posteriormente foi chamada de Manuscritos do Mar Morto, que consistia em uma coleção de textos e fragmentos. Estes manuscritos só foram descobertos entre o fim da década de 40 e durante a década de 50, e foi constatado que são de longe a versão mais antiga do texto bíblico.

O motivo do nome

O nome interessante é uma das principais características do mar morto. Ele recebeu este nome porque está realmente “morto”. Explicando: o excesso de sal nas águas do mar morto tornam praticamente impossível a vida ali. Para se ter uma noção mais clara, os oceanos têm uma média de 35 gramas de sal por litro de água, enquanto o mar morto tem uma média impressionante de quase 300 gramas! Isso acontece porque a sua localização é quente e seca, o que acelera a evaporação da água e dificulta a reposição dela pela chuva. Para completar: o mar morto é o local mais baixo do planeta. Alguns pontos dele chegam a ficar 400 metros abaixo do nível normal dos oceanos. Essa informação significa que grande parte das partículas que se soltam dos terrenos ao seu redor, escoam para ele.

Curiosidades

  • Suas águas são surpreendentemente ricas em potássio, bromo, cálcio e magnésio.
  • Foram encontrados cerca de 200 locais arqueológicos na região, mas acredita-se que existem muito mais.
  • Especialistas acreditam que o mar morto está fazendo jus ao seu nome: está morrendo. Pois a cada ano ele encolhe um metro.
  • Recentemente, um fato curioso vem acontecendo: dezenas de buracos de cerca de 7 metros de profundidade e 30 de diâmetro surgiram ao seu redor, transbordando água doce, apesar de brotarem de um solo extremamente salgado. Alguns acreditam que esses buracos encherão o mar morto de vida.

 As águas de Jericó


 

II Reis 2: 19 - 21:
Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é bem situada esta cidade, como vê o meu senhor, porém as águas são más, e a terra é estéril. Ele disse: Trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram. Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade. Ficaram, pois, saudáveis aquelas águas, até ao dia de hoje, segundo a palavra que Eliseu tinha dito.
Bem...
Jericó era uma cidade bem situada, tinha água, porém, essas águas não serviam para saciar a sede.
A água é sinônimo de vida, logo a vida em Jericó era má! A água que deveria ter vida, era estéril.
Elias pede que alguém lhe traga um prato novo, com sal para que ele pudesse lançar nas águas.
Porque um "Prato novo"? É bem conhecida a expressão "Vaso novo", o vaso é utilizado para guardar liquidos, já o prato é usado para servir alimentos, e aponta para nós. O Sal aqui aponta para saúde.
As vezes pessoas, famílias, empresas, relacionamentos e etc. aparentemente teem tudo que precisam, mas pesa contrar estes um porém que estraga a qualidade de suas vidas, sejam dívidas, doenças, brigas, e etc.
Assim o que deveria ser uma benção, e motivo de alegrias, torna-se como as águas de Jericó. Em situações como essas é preciso um "prato novo com sal" para tornar a vida saudável novamente.
Um "prato novo" é quem está sempre disposto a servir, e o sal mais saudável para qualquer "prato" ou situação é a palavra de Deus.
Quem bebesse a água de Jericó morreria, mas Jesus é a água da vida.
A palavra de Deus é o "sal, o tempero" que faltava para as águas de Jericó.
Talvez sua vida esteja meio sem gosto, má... Sem graça!
Tempere sua vida com a palavra de Deus.

Travessia do rio Jordão


 

VEJA os israelitas atravessarem o rio Jordão! Mas, onde está a água? Visto que chove muito nesta época do ano, o rio, há pouco, ainda estava cheio. Mas, agora, a água sumiu! E os israelitas fazem a travessia em solo seco, como no Mar Vermelho! Para onde foi toda a água? Vejamos.

Quando chegou o tempo de os israelitas cruzarem o rio Jordão, Jeová mandou que Josué dissesse ao povo: ‘Os sacerdotes devem tomar a arca do pacto e ir na frente. Quando pisarem na água do rio Jordão, a água vai parar de correr.’

Assim, os sacerdotes apanharam a arca do pacto e a carregaram na frente do povo. Chegando ao Jordão, entraram na água. Esta era forte e profunda. Mas, assim que seus pés tocaram na água, ela parou de correr! Um milagre! Rio acima, Jeová havia represado a água. Portanto, em pouco tempo, não havia mais água no rio!

Os sacerdotes, com a arca do pacto, foram até o meio do rio seco. Consegue vê-los no desenho? Enquanto ficaram parados ali, todos os israelitas cruzaram o rio Jordão em solo seco!

Depois de todos terem atravessado, Jeová mandou Josué dizer a 12 homens fortes: ‘Entrem no rio, lá onde estão os sacerdotes com a arca do pacto. Apanhem 12 pedras e empilhem-nas lá onde vão passar a noite. Então, no futuro, quando seus filhos lhes perguntarem sobre o significado das pedras, deverão contar-lhes que as águas pararam quando a arca do pacto de Jeová cruzou o Jordão. As pedras servirão de lembrança do milagre!’ Josué colocou também 12 pedras lá onde estiveram os sacerdotes no rio.

Josué disse então aos sacerdotes com a arca do pacto: ‘Subam do Jordão.’ E assim que saíram, o rio passou a correr de novo.

Josué 3:1-174:1-18.

 

 


 

POÇO DE JACÓ- JESUS E A SAMARITANA

A das passagens mais belas do evangelho, esta que fala da Samaritana e Jesus. A Paisagem em que se achava o nosso mestre, era das mais lindas de toda a Palestina.

Entre os montes Gerizim e o monte Ebal, começa um estreito vale, onde está hoje a cidade de Naplusa, a antiga Siquém ou Sicar.

Esta aldeia se funde a estas duas gigantescas montanhas. Na primavera há um explendor verde neste pequeno vale regado por várias fontes.

Há divergências sobre a localização correta de Sicar, mas a maioria dos historiadores a reconhecem na humilde aldeia de Ascar, a dez minutos do poço de Jacó, ao pé do monte Ebal.

 


 

O Poço de Jacó


 

Este é o ponto central onde ocorre o encontro de Jesus com a Samaritana. O poço de Jacó está localizado perto do caminho que vai de Jerusalém a Naplusa.

Jesus que vinha de Jerusalém, onde a rivalidade com os fariseus se fazia muito forte, fez uma retirada pontual, partindo para a Galiléia, ao norte do país. O mestre percorreria cerca de 175km para chegar ao seu destino.

Um Judeu a caminho da Galiléia, costumava dar uma considerável volta, para evitar ataques que lhe reservavam os samaritanos. Mas Jesus muda o seu trajeto e chega, com seus discípulos, ao poço que há muitos séculos, Jacó,tinha dado a José, seu filho.

 

 


 

  ASSUNTO DE SUMA IMPORTÃNCIA: A MISSÃO DE SERVIR


 

INTRODUÇÃO:

Muitos livros de sucesso informam sobre como tirar o máximo de vida.... mas não foi para isto que DEUS criou você, EU. Fomos criados para acrescentar à vida, não apenas para consumir recursos: comer, respirar, ocupar espaço... fomos colocado na terra para fazer uma contribuição.

A Bíblia dá  alguns detallhes do propósito de DEUS para nossa vida.


 

PRIMEIRO:

FOMOS CRIADOS PARA SERVIR A DEUS:


 

Efésios 2.10. "Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora: ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós"

"ESTAS BOAS OBRAS" são na verdade nosso serviço. Quando servimos as outras pessoas, estamos servindo aopróprio DEUS.

Em JEREMIAS 1.5 " Antes dos eu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta paraa as nações"


 

 

SEGUNDO PONTO:

VOCÊ, EU, NÓS, FOMOS SALVOS PARA SERVIR A DEUS.


 

2 TEMOTEOS 1.9 " Nos salvou e chamou com uma santa vocação: não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos"

1o_CORRINTIOS 6.20""porques fostes comprado por bom preço: glorificai pois a DEUS no Vosso Corpo, e  no vosso espirito, os quais pertecem a DEUS.

A sogra de Pedro, quando estav  com febre e JESUS ao tocá-la, ela ficou boa. Imediatamente ela começo a servir-lo. MATEUS 8.15.  isto mostra que somos abençoados para servir a DEUS.


 

 

TERCEIRO PONTO:

FOMOS CHAMADOS PARA SERVIR A DEUS


 

Quando eramos criança,  pensavamos que os chamados eram somentes os padres, freiras, pastores. mas não todos oa cristãos são chamados para servir a DEUS.

vejamos, em 1PEDRO 2.9" mas  vocês são uma raça escolhida, os sacerdotes do Rei. nação completamente dedicada a DEUS, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciarem os atos poderosos de DESU"

devemos estar ligados a uma Igreja, para que venhamos estar cada vez, preparados para o serviço de DEUS.


 

QUARTO PONTO:

 A ORDEM É SERVIR A DEUS.


 

"Porque até o filho do Homem, JESUS,  não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar, muita gente" A pr´opria natureza tem este dever de servir. vejamos o mar da galileia ele desemboca suas águas no  MAR MORTO,  o próprio nome já diz, MORTO, sem vida. O Mar da galielia tendo vida e recebe vida d eoutrem, ele por sua vez, dar vida ao MAR MORTO. Portanto  ele serve.


 

CONCLUSÃO:


 

 tem muita gente que pensa  da seguinte forma. não pedir para nascer. Então não vou ser servo de ninguem, quero que sejam para comigo. Mim sirvam, éo caso de muitos patrões. Eles  acham pelo fato de nos pagar o salário, ele não tem a responsabilidade de nos servir. Que DEUS venha nos abençoar  cada vez mais, no parendizado de servir e estarmos sempre á serviço de DEUS nesta terra. 

Graça e Paz,

Presbítero,Raimundo Costa